Acesso ao aeroporto pela avenida Farrapos vai ser liberado no dia 27

A liberação da avenida Farrapos junto à trincheira da avenida Ceará, na zona Norte de Porto Alegre, no sentido do Aeroporto Internacional Salgado Filho, é prevista para 27 de abril. Foi o que garantiu hoje o prefeito Nelson Marchezan Júnior durante o recomeço dos trabalhos na trincheira Anita Garibaldi.
As obras da trincheira da Ceará, no bairro São João, foram retomadas em março. Com mais de 85% dos trabalhos executados, a previsão da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão é que a construção esteja concluída em seis meses. O secretário José Alfredo Parode lembrou que os trabalhos foram os primeiros a serem retomados, dentre os projetos pendentes desde a Copa de 2014. Os serviços no canteiro de obras estão sendo realizados pelo consórcio formado pelas empresas Conpasul Construções Ltda, Sogel Ltda e Toniolo, Busnello.
No evento da rua Anita Garibaldi, o prefeito elogiou a parceria com o Banrisul e a Caixa Econômica Federal para a execução das obras de mobilidade urbana da cidade. A retomada das obras na Ceará decorre de um financiamento de R$ 120 milhões, junto ao Banrisul, que permite quitar as dívidas e pagar os reajustes.
A não conclusão da trincheira da Ceará impacta a vida dos moradores, dos comerciantes da região do bairro São João e de quem chega em Porto Alegre pela BR 116 ou vem do Aeroporto Internacional Salgado Filho pela Avenida dos Estados. Os trabalhos começaram em janeiro de 2013 e tinham previsão de entrega para dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati. O local chegou a ter 100 trabalhadores, antes da crise financeira da prefeitura. Os trabalhos foram paralisados em junho de 2017.
A construção é orçada em R$ 32 milhões. A estimativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é de que aproximadamente 75 mil veículos passem a circular diariamente no cruzamento da trincheira com a Farrapos.