Jogo virtual ajuda no combate à violência nas escolas gaúchas

Você já pensou em como um jogo de computador pode auxiliar nos conflitos reais do cotidiano da comunidade escolar? Pensando nisso, o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), lançou na manhã desta quinta-feira o Jogo Baneville “Boas Ações na Escola e na Cidade”. A ideia é fazer com que os estudantes reflitam sobre as decisões e possam enxergar os benefícios de praticar boas ações. O ato de lançamento aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Segundo dados do Cipave, no primeiro semestre de 2017, as escolas gaúchas registraram 16.580 casos de conflitos entre estudantes. Com o jogo lançado hoje, o objetivo é criar um ambiente virtual para trabalhar a resolução de conflitos, como bullying, indisciplina, segurança, saúde e trânsito.
Para a coordenadora do Cipave, Luciane Manfro, o jogo reflete uma realidade fictícia. “É em uma cidade virtual, onde as boas ações praticadas na escola vão se transformar em boas ações naquelas cidades fictícias. Ou seja, as ações que eles aprenderem no colégio, eles vão levar para a vida. Essa é a intenção da Cipave. Que dentro da escola, o aluno aprenda a conviver de forma pacífica e que essa paz ele leve para a comunidade onde mora e que isso seja uma cultura que se inicia na base, na formação dele”, explicou.
O jogo tem várias etapas, desde o acesso até a construção de vários ambientes. Através da moeda virtual Cipave é possível realizar diversos benefícios e melhorias na comunidade escolar. Considerado um instrumento pedagógico de combate à violência, o jogo está disponível para todas as escolas da rede pública estadual e municipal, para os alunos da rede privada, além de toda a comunidade que quiser experimentar através do site baneville.educacao.rs.gov.br.