Quase cinco anos após incêndio, 2º andar do Mercado Público segue fechado

O segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre, fechado em razão do incêndio que atingiu o prédio no dia 6 de julho de 2013, segue sem previsão para ser reaberto. A estrutura se mantém desativada e o acesso do público ao local não é permitido.
Em maio do ano passado, a nova diretoria da Associação do Comércio do Mercado Público Central decidiu não mais esperar pelo poder público municipal. O segundo andar não é aberto em razão da liberação do alvará do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). A diretora da associação, Adriana Kauer, disse que os 106 permissionários decidiram assumir o PPCI e resolveram bancar o pagamento no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ela destacou que o acordo para passar a responsabilidade do PPCI aos permissionários do Mercado Público ocorreu em 2017, mas ainda falta a homologação pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Adriana Kauer informou que, além do PPCI, os lojistas ficarão responsáveis também pela colocação de uma nova caixa d’água com capacidade para 36 mil litros que vai servir todo o prédio, a construção de duas novas escadas fixas e a qualificação das escadas rolantes. O Mercado Público soma 106 estabelecimentos comerciais, emprega 1,1 mil pessoas e recebe mais de 150 mil, diariamente.
Em 2018, a estrutura completa 149 anos de atividades. “O nosso desafio é reativar as atividades do segundo piso, interrompidas desde o incêndio sofrido pelo Mercado, em 2013”, destacou Adriana.