Pesquisa mantém Porto Alegre em segundo no ranking do congestionamento

A segunda edição do Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), divulgado hoje pela startup de mobilidade urbana 99, mantém Porto Alegre em segundo lugar, entre as dez maiores capitais do País, em um ranking do tempo de viagem em horários de pico. Também pela segunda vez consecutiva, a cidade de Recife, em Pernambuco, aparece em primeiro. Salvador, na Bahia, é a terceira colocada, seguida de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O levantamento ocorreu entre 1º de outubro e 31 de dezembro do ano passado, com base em milhares de corridas efetuadas pelos condutores da 99táxis e da 99Pop, a modalidade de carros particulares da empresa.
De acordo com a pesquisa, as viagens em Porto Alegre em horários de pico podem levar, em média, 74% a mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. Em 2017, esse índice era de 77%. Recife apresentou marca de 77%, contra a média de 86% do ano passado. Salvador saltou do nono para o terceiro lugar, com índice de 71%.
Conhecidas pela lentidão de tráfego, as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentaram melhora no fluxo em relação a 2017, apresentando picos de trânsito de 67% e 68%, respectivamente, contra 70%, no ano passado.
Saiba mais
O Índice 99 de Tempo de Viagem monitora o tempo de deslocamento de veículos em horário de pico e mede o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das cidades, em horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, comparando com o tempo de deslocamento em horários de trânsito livre.