Beto considera “kamikaze” decisão do PSB de indicar dois nomes ao Senado

O vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, classificou como “Kamikaze”, nesta segunda-feira, a definição do partido de não abrir mão das duas pré-candidaturas ao Senado nas eleições de outubro. Além de Beto, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, vai disputar uma vaga ao Senado após ter se filiado na semana passada à legenda. Em 2018, o eleitorado gaúcho vai eleger dois senadores.
Hoje à tarde, em entrevista para o Esfera Pública, Beto Albuquerque admitiu que a estratégia limita as possibilidades de aliança na corrida eleitoral. “Foi uma decisão absolutamente equivocada do meu partido de ter dois candidatos ao Senado. Eu não estou falando em contrariedade à filiação do meu estimado amigo José Fortunati. Estou falando de duas candidaturas porque isto é um erro estratégico mortal. É um Kamikaze eleitoral”, sintetiza.
Por isso, Beto não descarta a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Federal, revendo, até maio, a candidatura ao Senado. De outro lado, porém, o PDT já abriu as portas aos socialistas, deixando as duas vagas ao Senado com o PSB, desde que haja apoio na majoritária com pré-candidato ao governo gaúcho, Jairo Jorge.
Ainda em entrevista, Beto Albuquerque destacou a recém-filiação de Joaquim Barbosa ao partido. O vice-presidente nacional do PSB endossa o apelo para que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) seja o candidato do partido ao Planalto. E defende que a postura reservada e tímida de Joaquim Barbosa deve, agora, ser revista. “Ele tem que tirar a toga, botar a calça jeans e fazer contato com as pessoas, na vida real, como ela é”, sugere.