Moreira Franco vai assumir Ministério de Minas e Energia

O Palácio do Planalto confirmou, na tarde deste domingo, que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (MDB), vai assumir a pasta de Minas e Energia, vaga desde a saída de Fernando Coelho Filho, candidato à reeleição para deputado federal em Pernambuco.
No ministério, Moreira vai conduzir a privatização da Eletrobras, que está pendente de aprovação de projeto no Congresso, que resiste ao tema. Moreira controla hoje o PPI, programa que cuida das privatizações e concessões do governo. Sob o comando de Moreira, o PPI já leiloou 72 projetos e arrecadou R$ 36 bilhões em outorgas. Para comandar o PPI, ele vai indicar um secretário da atual pasta.
Na semana passada, ministros do governo Temer deixaram o cargo para se candidatar nas eleições de outubro. A lei eleitoral prevê que os ministros que quiserem concorrer nas eleições tinham até o dia 7 de abril para deixar os cargos, na chamada desincompatibilização.
Foram exonerados os ministros Ricardo Barros (PP), Ministério da Saúde; Maurício Quintella (PR), Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; Mendonça Filho (DEM), Ministério da Educação; Marx Beltrão (MDB), Ministério do Turismo; Osmar Terra (MDB), Ministério do Desenvolvimento Social; Fernando Coelho Filho (MDB), Ministério de Minas e Energia; Leonardo Picciani (MDB), Ministério do Esporte; Sarney Filho, Ministério do Meio Ambiente; Helder Barbalho (MDB), Ministério da Integração Nacional; e Henrique Meirelles, Ministério da Fazenda.