Terremoto na Bolívia não deixou danos nem feridos, dizem autoridades

O terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a Bolívia, na manhã de hoje, não deixou danos nem feridos, conforme as autoridades locais, apesar da necessidade de evacuação de prédios no país vizinho.
O Observatório Sismológico de San Calixto (USGS) apontou magnitude de 6,6, mas o Serviço Geológico dos EUA informou que o tremor teve magnitude de 6,8. O tremor, com epicentro a 557 quilômetros de profundidade, atingiu uma localidade aproximadamente 300 quilômetros a sudeste de Sucre, cidade boliviana nas terras altas do sul do país, de acordo com o USGS.
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, várias cidades brasileiras sentiram o tremor por volta das 10h40min (horário de Brasília), entre elas São Paulo, Brasília e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
O USGS inicialmente disse que o terremoto teve magnitude 6,9, e uma profundidade de cerca 554 quilômetros, mas depois revisou a leitura.
Terremotos nos Andes seguirão sendo sentidos no Brasil, fala especialista
O tremor de terra ocorrido na Bolívia pode se repetir, com reflexos no Brasil, segundo o professor de sismologia Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. “Sismos grandes e profundos vão continuar acontecendo nos Andes e sentidos aqui no Brasil”, disse o professor.
Apesar de serem terremotos fortes, os tremores nos Andes não são suficientes para causar grandes estragos no Brasil. “A região dos Andes é uma região sismogênica com potencial de gerar grandes terremotos. Esses terremotos, por maior que eles sejam, podem ser percebidos no Brasil, mas dificilmente eles terão potencial de gerar danos aqui”, explicou.
Mais cedo, a Defesa Civil do Distrito Federal informou que não houve manifestação física nos prédios da capital, como trincas, fissuras ou qualquer outro problema estrutural que indique a necessidade de interdição.