Movimentos sociais estão organizando protestos para esta semana em todo o Brasil. Os atos organizados pelo Vem Pra Rua pedem a prisão após condenação em segunda instância. Já as centrais sindicais, lideradas pela Frente Brasil Popular, se mobilizam em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Porto Alegre, o Vem Pra Rua, MBL e Banda Loka Liberal organizam o protesto para esta terça-feira no Parcão, a partir das 18 horas. Um dos focos da manifestação é a prisão de Lula, mas, segundo Iria Cabreira, uma das organizadoras do Vem Pra Rua, o objetivo geral é protestar para que todos os condenados em segunda instância sejam presos. A previsão inicial dos organizadores é de que 10 mil pessoas estejam presentes.
As centrais sindicais, por sua vez, irão realizar um ato em defesa de Lula na Esquina Democrática, no Centro da Capital. De acordo com Guiomar Vidor, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a manifestação deve ocorrer na quarta-feira, às 17h30.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na quarta-feira o habeas corpus preventivo com o qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer evitar sua prisão após condenação pela segunda instância da Justiça Federal no caso do tríplex do Guarujá.
Ao entrar no mérito, a questão de fundo a ser discutida pelo plenário do Supremo será a possibilidade de execução provisória de pena por condenado em segunda instância, mesmo que ainda existam recursos contra a condenação pendentes de análise em tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o próprio STF.