Hospital Bruno Born, em Lajeado, restringe atendimento após atentado

O Hospital Bruno Born, em Lajeado, no Vale do Taquari, restringe o atendimento nesta segunda-feira, em função de um atentado sofrido nesse domingo. Novos pacientes devem procurar Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais próximos.
Em nota, o hospital esclarece que, na tarde de ontem, um homem acompanhava o atendimento do filho no setor de emergência, junto com uma mulher. Mas o menor já havia recebido atendimento na UPA e no próprio hospital e, naquele momento, o caso não se caracterizava como urgência. Dessa forma, após sair da unidade, o homem retornou portando um facão e uma garrafa pet de 2 litros com combustível. Ele lançou o conteúdo na recepção e em direção a uma funcionária, ateando fogo no local.
Confirme a nota, “esse evento causou graves consequências tanto à instituição quanto a funcionários e pacientes, expondo-os a risco de vida”. Alguns funcionários e pacientes precisaram de observação médica, uso de oxigênio e monitoramento em função da fumaça inalada.
“Os danos materiais também foram significativos, havendo destruição completa da sala de recepção da Emergência, inviabilizando por completo o atendimento por tempo indeterminado, com prejuízo para toda a comunidade regional”, completa o comunicado.
O hospital repassou as imagens do sistema de vigilância interna para a Polícia Civil, que apura o crime e busca a identificação do responsável.