A partir desta segunda-feira, dia 2, os usuários do serviços de atendimento clínico veterinário em Porto Alegre não precisarão mais registrar as solicitações para consultas através do telefone 156 da Prefeitura. Segundo a Coordenação-Geral dos Direitos Animais, os atendimentos serão realizados diretamente na Unidade de Saúde Animal (Usav), na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, na Lomba do Pinheiro.
Quem tiver interesse deve chegar às 13h para retirar a ficha de atendimento. Serão disponibilizadas 20 consultas. A exceção está nas quartas-feiras, reservadas a protetores cadastrados na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.
Os índices de comparecimento na Usav são superiores a 30%, mas a coordenadora Viviane Diogo acredita que esse número será reduzido e que a mudança permitirá melhor aproveitamento do serviço pelos interessados nas consultas. As regras para atendimento clínico não mudaram. Os tutores de animais domésticos deverão apresentar comprovante de residência em Porto Alegre, carteira de identidade e comprovante de inscrição no Programa Bolsa Família.
Em casos de animais de rua, quem solicitar atendimento receberá ficha de atendimento mediante assinatura de um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se a receber o animal após o atendimento, estando sujeito à fiscalização e punição caso o animal não seja de fato de rua. As solicitações trimestrais para castração assim, como denúncias de maus tratos, continuarão sendo registradas via 156.