Ação judicial tenta evitar venda de ações do Banrisul

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) ingressaram na Justiça, nesta quinta-feira, com um protesto judicial para defender os interesses dos servidores ligados ao Banrisul e preservar a transparência em relação ao processo de venda de ações do banco.
Conforme o advogado Fabiano Machado da Rosa, o recurso visa o interesse público. “Entramos com este protesto contra o que está sendo armado pelo governo Sartori que é entregar ações ordinárias do Banrisul numa privatização disfarçada do banco”, sustenta. A Justiça acolheu pedido e já estipulou prazo de 15 dias para o Banrisul se manifestar.
Para o SindBancários e a Fetrafi-RS, o governo Sartori tenta viabilizar a venda de ações do Banrisul para ficar com 26,1% do banco. As entidades também entendem que o Piratini, ao abrir espaço para ao menos dois conselheiros do mercado, não pode dizer que vai manter o controle acionário da instituição.