Pelo menos 17 mil pessoas estarão envolvidas na realização do Censo Demográfico 2020 no Rio Grande do Sul. Todos os 497 municípios do Estado e os domicílios serão visitados pelos recenseadores gaúchos. Os trabalhos devem se iniciar em 1º de agosto de 2020 em todo o país e terão duração de três meses. No Brasil, 200 mil pessoas devem participar da pesquisa.
A informação é do chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Renato Braga de Almeida, ao explicar que a população, na entrevista com os recenseadores, vai ter de responder questões como a característica do domicílio, dados pessoais dos moradores e quantas pessoas residem na casa. Almeida frisa que o acesso dos recenseadores à residência das pessoas é uma grande dificuldade das equipes. “Já estamos trabalhando a pleno em 2018”, destacou.
Uma novidade deste ano implementada pelo IBGE é a realização de uma consulta pública para que a população participe da construção dos questionários elaborados pelo instituto. No dia 19 de fevereiro, o IBGE iniciou o trabalho através de um questionário online, que segundo Almeida, permite a participação no planejamento e na definição do conteúdo e da metodologia do próximo Censo. “As pessoas e instituições interessadas terão até o dia 30 de abril deste ano para apresentar sugestões de temas e perguntas para o questionário do Censo Demográfico 2020 através do portal do IBGE”, acrescentou.
Conforme Almeida, é a primeira vez que o órgão aplica uma consulta pública nesse formato, a fim de tornar o processo mais transparente e democrático. Após a consulta, as informações serão organizadas e divulgadas no hotsite do Censo 2020, a ser lançado ainda este ano. Cada demanda vai ser avaliada de acordo com uma série de critérios, como a necessidade do usuário, a ausência de fontes estatísticas alternativas e aspectos relacionados ao tempo de resposta e a complexidade do questionário.