Porto Alegre vai ter placas em braile em 132 paradas de ônibus

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dá início, nesta quarta, à instalação de um total de 132 placas indicativas de linhas de ônibus com informações em braile. O objetivo é facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência visual no sistema de transporte coletivo.
A primeira placa, também com espaço em QR Code, vai ser colocada na parada localizada na avenida Siqueira Campos, 1185 entre as ruas Uruguai e General Câmara, no Centro Histórico. O evento é promovido pela EPTC, em parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).
A iniciativa acolhe um projeto do aluno da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Cristiano Torres da Silva, vencedor do 2º Desafio Microrrevoluções Urbanas, realizado pela EPTC, por meio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM). A meta era incentivar, entre o público universitário, ideias inovadoras na área da mobilidade urbana, com propostas de soluções simples e viáveis para problemas cotidianos da circulação.
O projeto, denominado “Braile em Placas de Sinalização das Paradas”, criado pelo universitário e viabilizado pela Equipe de Informação aos Usuários e Mobiliário Urbano (EIMU), atende a norma brasileira de acessibilidade (NBR 9050/2015).
“Na primeira fase, as informações em braile estarão disponibilizadas em paradas localizadas na área central, região da cidade com maior circulação de pessoas com deficiência visual. Depois, vamos priorizar o eixo da avenida Ipiranga, onde as paradas de ônibus foram recentemente renovadas”, explica a arquiteta Simone Caberlon, chefe de equipe de informação ao usuário e mobiliário urbano da EPTC.