Questionado no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, sobre se está “tudo pronto” para a prisão do ex-presidente Lula e se o petista terá direito a uma cela especial caso o Supremo Tribunal Federal negue o pedido de habeas corpus preventivo, o juiz Sérgio Moro declarou: “No caso concreto, a decisão não cabe a mim, cabe ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).” As informações são da Agência Estado (AE).
Em janeiro, por unanimidade, o TRF-4 condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão no processo do triplex do Guarujá e mandou prender o ex-presidente, desde que esgotados os recursos de sua competência. Mas, na última quinta-feira, o Supremo deu liminar e salvo-conduto para Lula, o que o livra da prisão da Lava Jato, pelo menos até o próximo dia 4, quando o mérito do pedido de habeas corpus do petista será julgado.
Sobre onde Lula vai ficar preso, o juiz também não deu detalhes. “A forma como vai ser feita é um passo um pouco adiante. Se vai chegar esse momento aí sim vamos fazer as reflexões necessárias para que a ordem seja bem cumprida e evitar qualquer espécie de risco para o ex-presidente.”