Cerca de 250kg de alimento foram apreendidas nesta segunda-feira – primeiro dia da Feira do Peixe em Porto Alegre. Os itens, entre camarão e frutos do mar, foram recolhidos por não terem procedência comprovada e por estarem conservados em temperatura inadequada, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena a ação.
De acordo com a SMS, os itens apreendidos haviam sido transportados em um veículo de passeio – estacionado na vaga de carga e descarga – que não possuía refrigeração apropriada. Os alimentos foram descartados e o dono autuado.
A operação, batizada de Semana Santa, fiscalizou ainda 16 caminhões – todos em conformidade com os padrões da Vigilância Sanitária. Nas vistorias, a equipe observa a limpeza dos veículos, armazenamento ou acondicionamento dos alimentos, temperatura e procedência do pescado. No caso dos caminhões, é necessário ainda licença de transporte.
Outro aspecto observado é o gelo utilizado para manter a temperatura adequada de conservação do pescado fresco. “Uma vez que o gelo entra em contato direto com o peixe, é necessário que seja comprovada a procedência, para que a água utilizada na fabricação do gelo seja segura, evitando uma possível contaminação do pescado”, explica Alexandre de Almeida, um dos coordenadores da ação.