Prefeitura finaliza edital e relógios de rua podem ser instalados ainda em 2018 em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas concluiu hoje o edital de licitação para a instalação de 168 novos relógios de rua em Porto Alegre. O documento passa a ser examinado, amanhã, pela Central de Licitações (Celic) da Secretaria Municipal da Fazenda. O secretário municipal de Parcerias, Bruno Vanuzzi, estima que a colocação dos equipamentos ocorra ainda em 2018. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 10 milhões. Os equipamentos foram desligados há mais de dois anos na Capital.
A ideia da Secretaria é dotar a cidade de relógios que forneçam outras informações além do horário, temperatura ou qualidade do ar. Eles poderão, por exemplo, dispor de câmeras de segurança.
Hoje, de acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, existem cerca de 50 relógios desligados na cidade. A intenção do Executivo municipal é mais do que triplicar esse número, observando critérios urbanísticos, de trânsito, de segurança e de tecnologia. Os equipamentos pararam de funcionar em 2015, quando a gestão do ex-prefeito José Fortunati rescindiu o contrato com a empresa que fazia a manutenção.
O atual processo é a quarta tentativa de reativar os relógios de rua. A licitação mais recente acabou sendo cancelada na metade do ano passado, na medida em que o poder público municipal concluiu que o modelo proposto – que previa a instalação de placas de logradouros como contrapartida – vinha afastando interessados no edital.