Foram retomadas na manhã desta sexta-feira as obras da trincheira da avenida Ceará, na zona Norte de Porto Alegre. A obra que teve início no ano de 2012 foi paralisada diversas vezes por falta de recursos financeiros. Sem receber servidores nos canteiros de obras há um ano e três meses, as obras da trincheira da avenida Ceará tinham a entrega prevista, de início, para junho de 2014, em meio à Copa no Brasil.
A partir de agora, o executivo municipal garante que, com recursos oriundos de financiamentos obtidos junto ao Banrisul, os serviços seguirão até o seu término sem interrupções. A obra, que atualmente tem um percentual de execução de 85%, terá um custo total de R$ 40 milhões e deve ser totalmente entregue ao final do mês de setembro deste ano.
Durante evento de retomada dos trabalhos, o prefeito Nelson Marchezan Jr. afirmou que a liberação da pista na avenida Farrapos, que dá acesso à BR 116, deve ser entregue e liberada no mês de maio. “A gente consegue hoje iniciar com a certeza de que teremos para essas obras um término. Para abertura da avenida Farrapos o prazo é de um mês e meio no máximo. E o término para entrega total da obra é até setembro, outubro, no máximo. Para as outras obras foi apresentado um cronograma que está sendo estabelecido data e responsável para vencer as estruturas burocráticas para que não tenhamos mais frustrações na cidade de Porto Alegre”, afirma.
Marchezan caracterizou como fracasso da máquina pública municipal o fato das obras da Copa ficarem todo esse tempo paradas. Ele disse ainda que durante a sua gestão só iniciará obras que tenham cronograma e recursos para que as mesmas sejam concluídas. “Isso é o retrato da situação financeira da cidade e do formato que ela escolheu ao longo dos anos. A cidade buscou muito financiamentos sem ter recursos de contrapartida. O que nós precisamos agora é reorganizar as finanças da cidade. E para continuar essas obras nós precisamos tirar um outro financiamento para dar uma contrapartida. Sim, as obras paradas da Copa são o fracasso da máquina pública municipal. E nós precisamos corrigir isso”, ressalta.
Os trabalhos na trincheira da Avenida Ceará são os primeiros a serem retomados pela Prefeitura. Até abril, a previsão é que os serviços recomecem também na trincheira da Anita Garibaldi. Outras duas obras, sendo o prolongamento da Avenida Severo Dullius e a avenida Tronco, serão retomadas no mês de maio, segundo cronograma do executivo. Já os trabalhos no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves será retomado no mês de junho. Das cinco obras, contemplada pelos recursos, somente a avenida Tronco não tem previsão de conclusão para 2018.
Previsão de conclusão das obras
Trinceira da Av. Ceará: setembro de 2018
Trinceira da Anita Garibaldi: agosto de 2018
Prolongamento da Avenida Severo Dullius: outubro de 2018
Corredor de ônibus da Av. Protásio Alves: novembro de 2018
Avenida Tronco: outubro de 2020