Prefeitura lança sistema de monitoramento em tempo real de leitos hospitalares do SUS

A Prefeitura de Porto Alegre lançou hoje o sistema de monitoramento de leitos hospitalares, durante solenidade no Paço Municipal. O chefe do Complexo de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jorge Osório, disse que a iniciativa vai permitir o acesso atualizado a dados dos hospitais com a oferta de leitos disponíveis e a demanda interna de cada instituição. Segundo Osório, os números também serão cruzados com os do sistema de Autorização de Contas Hospitalares (ACH), para o acompanhamento de contratos mantidos pelo Município.
A cerimônia de lançamento do projeto de Gerenciamento de Internações (Gerint) contou com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, e de representantes dos hospitais. Entre as novidades, o sistema permite acompanhar a ocupação do leito em tempo real, além de fornecer a atualização das solicitações de internação em caráter de urgência ou eletivas (não urgentes). Isso porque o mapa de leitos é atualizado por compartilhamento de informações com os sistemas dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Osório, entre os avanços está a análise da necessidade com protocolo de regulação, gravidade, prioridade e a identificação dos profissionais e das unidades de saúde.
Conforme Osório, o acompanhamento do paciente desde a indicação de internação na rede hospitalar, entrada na instituição de saúde, procedimentos realizados ou trocas de hospital pode ser realizada em plataforma web unificada. A iniciativa é parte do Sistema de Informações para o Complexo Regulador, desenvolvido pela prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da SMS e a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).
O sistema Gerint se tornou, ainda, um dos vencedores do Prêmio InovaCidade 2018, do Instituto Smart City Business America. A distinção vai ser entregue em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 17 de abril.