O concurso que vai escolher o projeto-base da obra do Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, recebeu 133 inscrições, sendo 40 do Rio Grande do Sul. O anúncio do vencedor ocorrerá no dia 10 de abril em um grande evento na cidade universitária.
A organização do concurso admitiu que o número de inscritos superou todas as expectativas. Tiago Holzmann da Silva, arquiteto e coordenador do concurso, afirmou que a participação de arquitetos de todo Brasil mostra a comoção pública que a tragédia de Santa Maria causou na comunidade. “A proposta era algo muito simbólico. Eles precisavam apenas de uma grande ideia e isso pode ter os encorajado para oferecer suas competências e criatividade a Santa Maria e suas memórias”, salientou.
A entrega das propostas, via internet, é prevista para o dia 2 de abril e o resultado definitivo, com o anúncio do projeto vencedor será no dia 10. “Estamos preparando um evento bem bacana em Santa Maria, para que possamos reunir as famílias, a comunidade, os amigos. Todos vão participar desse momento”, acrescenta.
O concurso é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), com promoção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), e das três faculdades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Maria.