Bloqueadores de celulares serão instalados em abril nos presídios de Canoas

Os bloqueadores de sinal de celulares serão instalados, em 2 de abril, no Complexo Penitenciário de Canoas, conforme informou a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), nesta sexta-feira. A licitação para o aluguel dos equipamentos teve como vencedora a empresa Coringa Sistemas Inteligentes de Segurança. O custo mensal é estimado em R$ 122 mil. O contrato é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.
Conforme a SSP, a instalação dos equipamentos é parte das contrapartidas do Estado no acordo de cooperação mútua que “prevê a gestão compartilhada das casas prisionais pertencentes ao complexo de Canoas”.
A empresa fica responsável pelos recursos logísticos, tecnológicos e de infraestrutura para o funcionamento do serviço. O aluguel também prevê a instalação, ativação, configuração, manutenção preventiva e corretiva, suporte técnico, operação remota via software, atualizações tecnológicas do sistema e treinamento de servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Os estudos para determinar a quantidade de torres necessárias para garantir o isolamento do perímetro ainda não terminaram. Segundo a SSP, todas as ações levarão em consideração o impacto na vizinhança, visando evitar potenciais bloqueios de sinal em residências próximas ao complexo penitenciário.