Um relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontou que a contaminação da água por dejetos de animais causou a mortandade de peixes registrada no início da semana em em São Martinho, na Serra. Conforme o documento elaborado pela Fundação, o fato aconteceu “em função do escoamento de fezes e urinas de suínos e bovinos no lajeado Mineiro, afluente do rio Inhacorá”. O relatório detalha ainda que “o excesso de matéria orgânica no rio impactou o curso hídrico, determinando a redução do oxigênio disponível na água e acarretando a morte dos peixes”.
Lambaris, jundiás e cascudos foram encontrados mortos no local. Cinco propriedades rurais da região também podem ter sido contaminadas pelos mesmos rejeitos, segundo a Fundação. Ao todo, oito estabelecimentos passaram por vistoria. Em um deles, foi observada a possibilidade de transborde de uma “esterqueira”.
Depois da conclusão do relatório, um auto de constatação vai ser lançado no sistema da Fepam. Os eventuais responsáveis podem ser multados em um valor ainda não estipulado. Moradores da região alertaram que “vários quilômetros” do riacho foram contaminados e centenas de peixes foram encontrados mortos, na última segunda-feira.