Assaltante morre e dois se ferem em confronto com a BM em Viamão

Um assaltante morreu e dois ficaram feridos durante confronto com policiais militares do 18º BPM, na manhã desta quarta-feira, em Viamão, na região Metropolitana. O trio – que integra uma das quadrilhas que costuma atacar propriedades na zona rural do município – invadiu um sítio na parada 69 da ERS 040, no Passo do Vigário. Durante a fuga, os criminosos foram surpreendidos pela Brigada Militar.
Com uma espingarda, dois revólveres e toucas ninjas, eles renderam e amarraram três moradores. O sítio, com três casas, pertence a uma família. Os assaltantes roubaram pertences, eletroeletrônicos e eletrodomésticos e dinheiro. Os produtos foram colocados dentro de uma caminhonete de uma das vítimas.
Os PMs, porém, foram alertados sobre o roubo em andamento. “Alguém viu a movimentação e foi até a beira da rodovia fazer contato com a guarnição da patrulha rural”, contou o subcomandante do 18ºBPM, major Miguel Godoy, referindo-se ao efetivo sediado em uma base na localidade de Águas Claras.
Os policiais militares foram surpreendidos pelos disparos dos assaltantes. O tiroteio que deixou dois assaltantes baleados, ambos presos em flagrante. O terceiro cúmplice, também atingido pelos tiros, fugiu para um matagal. Uma operação de buscas contou com reforço do 18º BPM, vindo da área urbana da cidade, e de um helicóptero do Batalhão de Aviação da BM, proveniente de Porto Alegre.
Telefonemas de vizinhos da propriedade atacada informaram, em seguida, ter encontrado morto o criminoso que havia se refugiou no matagal. Em uma mochila, ele havia levado um notebook, roupas e calçados de moradores do sítio.
A ação da BM terminou com a apreensão das armas e a recuperação do material levado. O Departamento de Criminalística isolou o local para a perícia. O Departamento Médico Legal também teve de ser acionado.