Caravana de Lula será recebida com protesto em Bagé

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido com protestos em Bagé, na região da Campanha, nesta segunda-feira, quando irá à cidade para iniciar a Caravana pelo Sul do Brasil. No início deste mês, a Câmara de Vereadores do município aprovou uma moção de repúdio referente à passagem de Lula.
O vereador Antenor Teixeira, do Partido Progressista (PP), foi quem apresentou a moção e é um dos organizadores do protesto contra a visita do ex-presidente ao município. Para ele, as manifestações servem para mostrar que os brasileiros estão cansados de tanta corrupção.
“O povo brasileiro não aguenta mais, e o povo gaúcho e o de Bagé muito menos. Fiz aquela moção e existe um movimento muito grande na cidade de protesto para amanhã. Mostrando que Bagé não aceita isso, independente do discurso fez isso, fez aquilo, fez a Unipampa e o Samu. Acabou aquele ditado antigo ‘rouba, mas faz’. Nós queremos é que faça. Não precisa levar vantagem em cima das coisas. Amanhã tem uma ação na Avenida Santa Tecla, na rotatória que dá acesso para a Universidade, de caminhoneiros, de produtores rurais das associações e sindicatos rurais, da Associação Comercial e Industrial de Bagé, do Sindilojas e outras entidades de classe, além da própria população”, disse Teixeira.
O vereador também afirmou que está preparando uma ação de improbidade administrativa contra o reitor da Unipampa, caso a instituição seja usada pela Caravana de Lula. “Não aceito que seja feito da nossa universidade federal um palanque eleitoral para qualquer político, não só para o ex-presidente”, destacou.
Segundo o presidente do PT no Rio Grande do Sul, deputado federal Pepe Vargas, as ações contra a caravana de Lula são um exemplo de que há setores da sociedade que não sabem conviver com a democracia. Para ele, essas pessoas não respeitam opiniões diferentes.
“Isso revela a intolerância e a incapacidade da convivência democrática desses setores. É compreensível, por que eles deram um golpe contra a Constituição brasileira. Em 2016, esse pessoal apoiou um golpe que retirou um governo legitimamente eleito para colocar no poder uma federação de presos e investigados. Esse tipo de manifestação de quem não respeita e não sabe viver com as diferenças, a população começa a ver. Não é à toa que o ex-presidente lidera todas as pesquisas de opinião. Não é à toa que a população tem concordado que houve um golpe no Brasil e esse pessoal fica desesperado porque não consegue conviver com a democracia”, salientou o deputado.
Caravana passará por 11 cidades gaúchas
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado da região Sul a ser visitado pelo líder do Partido dos Trabalhadores durante a caravana. Neste primeiro dia, Lula passará pelas cidades de Bagé e Santana do Livramento, onde deve se encontrar com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.
Segundo Pepe Vargas, Lula passará pelas universidades e institutos federais que foram criados na gestão dele, como a Unipampa e a Universidade Federal da Fronteira Sul, além de visitar o mausoléu de Getúlio Vargas e o museu de João Goulart, em São Borja. “É uma caravana onde o presidente Lula visita o território brasileiro vendo o legado do governo dele e como as ações e políticas públicas da sua gestão melhoraram a vida da população brasileira e também dialoga com a realidade que vivemos hoje, conversando diretamente com as pessoas. É óbvio que onde o presidente Lula circula sempre tem muita gente que procura comparecer para ouvi-lo falar e nós temos certeza que teremos um fluxo grande de pessoas para fazer o contato com o presidente Lula”, disse o deputado.
Até a próxima sexta-feira (23), a caravana passará por 11 cidades gaúchas: Bagé, Santana do Livramento, Santa Maria, São Vicente do Sul, São Borja, São Miguel das Missões, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Passo Fundo e São Leopoldo. Depois, o ex-presidente segue para Santa Catarina e Paraná.