A Secretaria Estadual da Saúde garantiu hoje que o estoque de vacinas BCG voltou a se normalizar no Rio Grande do Sul. Além disso, a assessoria de comunicação da Secretaria informou que as doses já foram distribuídas às 17 regionais do Interior e que os municípios já fizeram a retirada.
O Estado permanecia sem receber doses de BCG desde dezembro do ano passado. Em 20 de fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou um repasse de 39 mil unidades da vacina. O imunizante é indicado para prevenir a tuberculose e deve ser aplicado em bebês de até um mês de vida.
Vacina Pentavalente
O Rio Grande do Sul também enfrenta, desde dezembro, falta de estoques da vacina Pentavalente, inclusa no Calendário Básico de Vacinação da Criança. A dose protege contra tétano, difteria, meningite, coqueluche e hepatite B. De acordo com a Secretaria, o Ministério da Saúde encaminhou nota projetando que, nas próximas semanas, uma remessa seja enviada ao sistema de saúde gaúcho. Entretanto, não havia, no informativo, a quantidade específica e nem a data exata para a chegada das doses.