Piratini quer concluir na terça votação na Assembleia do Plano de Recuperação Fiscal

O governo gaúcho vai fazer um intensivo, nos próximos dias, visando ao avanço da adesão ao Plano de Recuperação Fiscal. O texto final do projeto, aprovado pelo plenário da Assembleia em fevereiro, ainda precisa de aval antes de ser encaminhado à sanção.
A expectativa do líder do governo, Gabriel Souza, é o de viabilizar a votação na próxima terça-feira. Antes, no entanto, ainda devem ser vencidos mais dois projetos relativos a alterações no Instituto de Previdência do Estado, hoje trancando a pauta. Paralelamente às articulações na Assembleia, as negociações estão focadas em Brasília.
Também na terça, o governador José Ivo Sartori e integrantes do primeiro escalão do Executivo e da bancada gaúcha serão recebidos pelo presidente Michel Temer. A adesão do Estado ao Plano é a pauta exclusiva do encontro, marcado para ter início às 15h. Parte da comitiva gaúcha não retorna ao Rio Grande do Sul, permanecendo na Capital Federal para dar continuidade às reuniões técnicas que vêm ocorrendo quase que semanalmente. São os casos do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel.
Já está marcada, para quarta-feira, audiência na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). As reuniões técnicas com a STN para ajustar a nova proposta de adesão a ser apresentada pelo Rio Grande do Sul estão ocorrendo de duas a três vezes por semana, inclusive com a participação da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. O documento está praticamente concluído.
*Com informações Taline Oppitz