Foram mais de duas horas de caminhada pela região Central de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira, para protestar contra o aumento da passagem de ônibus e o fim do meio-passe para estudantes. A concentração começou por volta das 8 horas, em frente à Escola Técnica Parobé, na Avenida Loureiro da Silva. Enquanto esperavam mais manifestantes chegarem, os representantes das entidades estudantis (UGES, UMESPA, UEE Livre e DCE-UFRGS) gritavam palavras de ordem contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Por volta das 9h30min, centenas de estudantes saíram em caminhada pelas ruas da Capital. Eles deixaram o Colégio Parobé e foram em direção à Estação Rodoviária, cruzando o Túnel da Conceição. Na sequência, entraram na Avenida Mauá e subiram algumas quadras em direção à Avenida Salgado Filho. Na região, como há muitas paradas de ônibus, os manifestantes receberam apoio das pessoas que circulavam pelo Centro da cidade.
Durante cerca de 20 minutos, o grupo se concentrou em frente ao Prédio da Prefeitura e lá pediu a saída de Marchezan. Apesar do protesto pacífico, a Tropa de Choque da Brigada Militar estava posicionada a poucos metros do Paço Municipal para interferir caso houvesse necessidade.
Na parte final do protesto, os alunos seguiram pela Avenida Borges de Medeiros em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. O protesto terminou logo depois das 11h30min, antes do anúncio da aprovação do reajuste da passagem pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano.