Sindicato entra com pedido no MP para investigar decisão da Petrobras de construir plataforma na China

A Petrobras confirmou nessa segunda-feira que o casco da plataforma P-71 será feito na China e, devido a essa informação, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio Grande decidiu entrar com um pedido no Ministério Público para investigar os processos licitatórios promovidos pela Petrobras que culminaram com a contratação de uma companhia chinesa para a construção da plataforma fora do Brasil.
A companhia havia rompido o contrato com o estaleiro Ecovix no fim de 2016, e desistido da produção em Rio Grande, no Sul do Estado. A construção da P-71 foi suspensa mesmo com 50% do empreendimento já concluído em estaleiro gaúcho. A iniciativa é também do deputador Nelsinho Metalúrgico, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Polo Naval de Rio Grande da Assembleia Legislativa do RS.
Para o deputado, a iniciativa da Petrobras – de retomar o empreendimento no exterior – trará enormes prejuízos ao Estado, uma vez que a continuidade do empreendimento no RS geraria cerca de mil empregos, impulsionando a economia local e a arrecadação de impostos.