
O árbitro de vídeo (VAR) ainda não foi confirmado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no Gre-Nal deste domingo, marcado para as 17h, no estádio Beira-Rio, mas dois dirigentes de Grêmio e Inter aprovam o uso da tecnologia que pode ajudar em lances capitais.
“É possível que o recurso seja até utilizado em alguns jogos do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil, a partir das quartas de final. No Conselho técnico do futebol brasileiro, o Grêmio posicionou-se e eu vou enfatizar esta posição mais uma vez. Se eu tenho um mecanismo que vai dar justiça ao espetáculo e não utilizo, os meus riscos são maiores. Agora, se eu tenho este instrumento, eu tenho que usá-lo. O preço do erro quanto é? Qual é o preço de perder um campeonato? E até vamos lembrar o lado do árbitro, que pode ficar sujeito a um gancho. Eu acho que é um processo irreversível”, destacou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior.
O vice-presidente de futebol Roberto Melo destacou que o instrumento já havia sido aprovado pelo Inter, que aguarda uma decisão da FGF. “O Inter votou favoravelmente e acho que é um recurso que ajuda. O futebol mudou muito e ter recursos eletrônicos que podem ajudar em lances importantes é muito bom. Se for confirmado, vamos jogar com ele. Não estamos acostumados, mas é preciso fazê-lo. O futuro do futebol brasileiro está nisso”, acrescentou.
O sorteio do árbitro responsável pelo Gre-Nal ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 15h, na sede da FGF. O clássico valerá pela 6ª rodada do Gauchão e foi adiado para 11 de março.