Cenipa vai investigar queda de planador que causou a morte de uma pessoa

O Centro de Investigações e Prevenção e Acidente Aeronáutico (Cenipa) vai investigar a queda de um planador que deixou um homem de 64 anos morto, no final da manhã deste domingo, em Osório. De acordo com a Brigada Militar, João Baptista Alvares Alves não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente ocorreu em um campo ao lado da Estrada do Mar, no bairro Bosques de Albatroz. O corpo do homem, natural de Porto Alegre, foi encontrado próximo à aeronave.
Através da assessoria de imprensa, o Cenipa informou que investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 5) foram ao local para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-ZQR.
“A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos. A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação.” Não há prazo para divulgação do laudo que apontará as causas do acidente.
Alves era comandante e instrutor de voo de uma companhia aérea e tinha experiência na pilotagem de aeronaves. O piloto era vice-presidente do Aeroclube de Osório, local em que o planador partiu. Testemunhas relataram que o planador virou de cabeça para baixo ao fazer uma curva e atingiu o chão em alta velocidade, deixando o ocupante sem tempo de acionar o paraquedas. De acordo com informações preliminares, ele realizava testes com o planador. O comandante estava sozinho no momento do acidente.