Os municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, na região Sul, e Boqueirão do Leão, no Vale do Rio Pardo, foram os mais atingidos pelas fortes chuvas da última terça-feira. De acordo com a Defesa Civil, 410 casas foram danificadas.
São Lourenço do Sul registra 200 residências afetadas e Canguçu, 150. Em Boqueirão do Leão, 60 casas foram atingidas. A distribuição de lonas para as famílias começou a ser feita ainda na terça.
A área rural dos municípios foi a mais atingida em função da chuva de granizo. Equipes ligadas ao Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) visitaram localidades atingidas, na tarde de ontem. O levantamento inicial, comunicado por produtores de Eldorado do Sul e Guaíba, deve ser divulgado nesta quinta-feira.
Os produtores devem informar, em até três dias úteis, a queda de granizo e preencher o formulário disponível no site do Irga. Ou, ainda, dirigir-se aos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) mais próximos de sua região e preencher o formulário manualmente. Após o comunicado, o Irga entrará em contato com o produtor para agendar a visita de vistoria técnica para análise dos prejuízos do local e emissão do laudo.