A criação de uma Delegacia de Polícia especializada na segurança do transporte público foi o assunto de uma reunião entre o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein, e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo e Seletivos da Capital, Sandro Abbade. O encontro aconteceu na tarde dessa terça-feira.
Segundo Abbade, o sindicato já vem tratando sobre o tema com a prefeitura da Capital e a visita a Nagelstein foi para pedir apoio do Parlamento à proposta. Caso seja criada, a DP será a primeira do Brasil especializada em crimes contra o transporte público coletivo.
Em março de 2016, em razão do elevado número de assaltos registrados em ônibus e lotações, com 378 ocorrências somente em janeiro daquele ano, a Secretaria Estadual da Segurança Pública criou uma Força-Tarefa com o objetivo de combater os roubos no transporte coletivo, sendo uma iniciativa pioneira no Brasil.
Segundo dados do Fórum de Transporte Seguro, levantados pela Força-Tarefa contra Roubos a Transporte Coletivo, com sede na 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, nos dois últimos meses do ano passado houve uma redução de 69% no número de assaltos na frota de ônibus da Capital, na comparação com o mesmo período de 2016. Foram contabilizados 23 assaltos em novembro e 14 em dezembro de 2017, somando 37 casos; contra 62 em novembro e 60 em dezembro de 2016, totalizando 122.
Se levarmos em consideração os números dos últimos dois anos, houve redução de 40%, passando de 3.103 ocorrências em 2016 para 1.864 no ano passado. Somente em roubos e furtos, principalmente de celulares, foram 2.149 casos em 2016 contra 1.461 em 2017, o que representa queda de 32%.