A Conmebol confirmou nesta sexta-feira que a final da Libertadores será disputada em jogo único a partir de 2019 com mando de campo neutro. A decisão ocorreu após reunião do conselho da entidade no Uruguai.
De acordo com o comunicado da Conmebol, a decisão de aprovar a final única foi aprovada por todas as confederações nacionais. ““Mais que um jogo, a final será um grande evento cultura e turístico que vai trazer muitos benefícios ao futebol sul-americano. Será feito um espetáculo de nível mundial. Projetamos maiores receitas para a competição e para os clubes finalistas, assim como uma maior visibilidade do futebol sul-americano e da Conmebol a nível mundial”, disse o presidente da Conmebol Alejandro Domínguez em comunicado.
A final em jogo único será realizado em um sábado com o local escolhido antes da competição começar. Ficou definido na reunião desta sexta-feira que cada finalista receberá dois milhões de dólares mais 25% da arrecadação com bilheteria da decisão. Em 2018, a final será ainda disputada em jogos de ida e volta.