Morador de Jaguarão é o primeiro caso de febre amarela no RS

Caso não foi contraído no Rio Grande do Sul. | Foto: Reprodução
Caso não foi contraído no Rio Grande do Sul. | Foto: Reprodução

O primeiro caso de febre amarela no Rio Grande do Sul foi registrado no município de Jaguarão, na região Sul. Segundo o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, o homem de 27 anos é fotógrafo e esteve em Minas Gerais a trabalho, entre os dias 13 e 27 janeiro.
Ele foi internado em um hospital de Pelotas e apresentou sintomas graves, como febre, edema generalizado e dores musculares. Ele foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não corre mais risco.
De acordo com o secretário, por ser um caso importado da doença, não altera o planejamento do Estado em relação a febre amarela. Gabbardo salienta que não há preocupações excessivas referente ao diagnóstico e a população deve seguir se vacinando normalmente.
“Não muda nossa orientação, temos que vacinar prioritariamente quem vai para áreas de risco, mas também queremos vacinar toda a população. Até agora, 60% da população do Rio Grande do Sul foi vacinada e queremos ampliar para 90%. Quanto ao caso específico, nossos técnicos fizeram uma inspeção na área próxima a residência e ao trabalho da pessoa e não encontraram focos de Febre Amarela e não há risco de transmissão”, esclarece.
A febre amarela
A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida.