Criminosos atacaram, na madrugada, por volta das 2h30min desta quarta, uma agência bancária do Banco do Brasil localizada no município de Pouso Novo, no Vale do Taquari. Conforme a Brigada Militar (BM), a ação, que durou aproximadamente 15 minutos, foi frustrada pelo dispositivo de segurança do banco pois, assim que eles entraram, um alarme começou a disparar e o próprio dispositivo acionou a BM. Os criminosos utilizaram maçarico para tentar arrombar um caixa eletrônico.
Até o início da tarde, não havia confirmação sobre quantia levada pelos criminosos e, segundo a BM, a princípio eles não conseguiram levar nada. O mistério do ataque gira em torno da entrada do grupo na agência, pois não havia nenhum vidro quebrado ou marcas de arrombamento. A BM desconfia que os criminosos teriam ido ao banco antes da porta trancar, o que ocorre às 22h diariamente, e colocado alguma espécie de trava na fechadura. Horas depois, eles teriam voltado ao local e efetuado a tentativa de roubo. A BM estima que pelo menos seis pessoas participaram do ataque, que conseguiram fugir.
Em abril de 2017 a mesma agência havia sido alvo de criminosos mas, segundo a BM, não se trata da mesma quadrilha. Na ação anterior, os criminosos atacaram o banco com explosivos e ainda fizeram um cordão humano com moradores da região em frente à agência para não permitir a chegada da polícia e facilitar a ação. Cerca de dez pessoas foram feitas reféns.
Os criminosos ainda atiraram contra uma viatura e o posto da Brigada Militar da cidade. Na época, além do Banco do Brasil, a quadrilha ainda tentou explodir a agência do Sicredi. Em meio aos ataques, os criminosos fugiram com três reféns, que foram liberados em seguida, sem ferimentos.