Justiça recebe justificavas e vai avaliar aumento na tarifa do Trensurb

Passagem tiveram reajuste de 94%  Foto: Samuel Maciel / CP Memória
Passagens tiveram reajuste de 94% Foto: Samuel Maciel / CP Memória

A Justiça Federal recebeu nesta terça-feira a justificativa dos réus da ação popular movida sobre o aumento da tarifa da Trensurb. Metroplan, Trensurb e a União precisaram se manifestar para que a Justiça não suspendesse temporariamente a mudança no valor de 94%.
A ação foi movida por integrantes do Psol-RS e pelo presidente do Sindimetrô-RS, Luis Henrique Chagas. Inicialmente a decisão estava nas mãos da juíza federal substituta Ana Maria Wickert Theisen. Agora, a análise vai ficar à cargo da juíza Ana Paula De Bortoli que não tem prazo estipulado para tomar sua decisão.
Procon negocia redução
Em reunião ocorrida nesta terça-feira, entre a administração do Procon do Rio Grade do Sul e a administração da Trensurb, o órgão irá negociar a redução da tarifa do transporte público que teve, no final do mês de janeiro, um aumento de 94%.
A Trensurb entregou para à direção do Procon documentos que justificam a alta no preço da tarifa que subiu de R$ 1,70 para R$ 3,30. O Procon informou que irá chamar mais pessoas para a mesa de negociação, incluindo as que entraram com processos na Justiça contra o aumento da tarifa. Segundo o órgão, o trabalho desenvolvido busca uma harmonização entre a satisfação da empresa e a do consumidor.