Justiça nega habeas corpus a dona de clínica de vacinação irregular em NH

Clínica Vacix, de Novo Hamburgo, foi interditada pela Vigilância Sanitária|Foto: Divulgação Polícia Civil

A justiça negou o pedido de habeas corpus a proprietária da clínica particular Vacix, de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, que estava aplicando vacinas irregulares. A decisão foi proferida na noite dessa quinta-feira (15).  A mulher, presa preventivamente no Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, responderá por crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública.
Conforme as investigações, estão sendo apuradas a não aplicação de vacinas contra febre amarela e meningite – os recipientes estariam vazios –, e também o reaproveitamento de materiais, como agulhas. As denúncias teriam sido repassadas diretamente à Polícia Civil.
O governo do Estado, por meio de nota, solicita que as pessoas que foram vacinadas no local entrem em contato com a Gerência de Vigilância em Saúde municipal o mais breve possível.
Confira a íntegra da nota do Governo:
Em virtude da interdição cautelar da Clínica de Vacinas Vacix – situada na Avenida Dr. Maurício Cardoso, nº 931, sala 6, no bairro Hamburgo Velho -, efetuada pela Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo, solicitamos às pessoas que foram vacinadas neste estabelecimento que entrem em contato o mais breve possível com a Gerência de Vigilância em Saúde municipal através dos seguintes meios de comunicação: e-mail [email protected] ou telefone (51) 3097-9411, das 8h às 17h.
Ao efetuar o contato, solicitamos que informem os seguinte dados: nome completo do usuário (no caso de criança ou adolescente, nome do responsável), data de nascimento, carteira de vacinação com o registro das vacinas aplicadas, endereço completo e telefone. Os casos serão avaliados individualmente e receberão as devidas orientações.
A Secretaria da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, ressalta que está adotando todas as medidas cabíveis a fim de minimizar possíveis danos sofridos pelos usuários.