Justiça Federal condena paraguaio que portava mais de 100 quilos de cocaína no RS

A Justiça Federal de Santa Maria condenou um traficante paraguaio a dez anos de prisão, em regime fechado, por portar quase 103 quilos de cocaína. O criminoso foi detido enquanto trafegava pela BR-158, em Itaara, em julho do ano passado. A sentença foi proferida pelo juiz federal substituto Daniel Antoniazzi Freitag, em 9 de fevereiro.
Conforme denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o traficante foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante abordagem de rotina. No veículo, os policiais localizaram um esconderijo no assoalho do carro, onde a droga estava armazenada. Segundo denúncia, o paraguaio informou que pegou o carro na Bolívia e transportaria a carga até a cidade uruguaia de Punta Del Leste.
Em depoimento, o paraguaio confessou o crime. “Disse que, na ocasião, estava usando uma farda militar para servir de “disfarce” e que receberia US$ 10 mil para realizar o transporte da cocaína até seu destino”, frisou o magistrado. Em sua defesa, o acusado pleiteou absolvição afirmando ter agido por estado de necessidade, já que se encontrava desempregado.
Para Freitag, as provas indicariam que o paraguaio não teria agido como mero transportador da droga motivado por necessidade, como defendeu, mas que ele faria parte de uma organização criminosa. “A perícia realizada no celular do réu localizou um vídeo no qual o réu estava em uma boate e fez um pedido de música em nome do ‘Cartel Pelukas’”, ressaltou.
Ainda cabe recurso da decisão no Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4), mas o réu não poderá apelar em liberdade.