Mensalidade no ensino básico terá reajuste médio de 7%

Com a maioria das escolas privadas iniciando o ano letivo na próxima segunda-feira (19), os boletos voltam a figurar no planejamento financeiro das famílias. Em 2018, a expectativa do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe RS) é de que 700 mil alunos estejam matriculados nos níveis fundamental e médio no Rio Grande do Sul. De acordo com a entidade, o setor irá aumentar em 7% o valor das mensalidades. As instituições são livres para reajustar a taxa. No entanto, nenhuma outra alteração nos preços será efetuada até o final do ano, segundo o presidente do Sinepe RS, Bruno Eizerik. “Esse reajuste foi conversado com as famílias”, afirma.
O número de estudantes matriculados neste ano deve ser semelhante ao de 2017. De acordo com Eizerik, há ainda a possibilidade de uma pequena alta nas matrículas. “A gente enxerga a economia com alguma recuperação”, avalia.
O setor se diz preocupado com a situação das instituições de ensino superior. A queda no número de estudantes, já registrada nos últimos dois anos, deve se repetir nesta temporada. “Nós não temos uma expectativa que o ano de 2018 seja muito melhor do que o ano de 2017”, pontua Eizerik.