A localização foi o principal item de contribuição dos 11 participantes da consulta pública sobre os relógios eletrônicos digitais a serem implantados em Porto Alegre. Ao todo foram 32 sugestões na pesquisa que encerrou nesta quarta-feira.
Conforme o secretário de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, uma entidade propôs uma quantidade menor de relógios (80 ao invés de 168) e uma duração menor do prazo do contrato (de 20 para 10 anos). Outros pontos levantados por empresas que participaram da consulta dizem respeito a aspectos técnicos sobre o modelo do relógio.
Vanuzzi informou que após análise, as sugestões serão pulicadas no site da prefeitura juntamente com respostas e ponderações. A versão final do edital deve ser publicada ainda no mês de março.
A escolha do ponto dos relógios considerou critérios, como a segurança e uma melhor distribuição pela cidade, com maior abrangência. Os equipamentos contarão com câmeras de monitoramento, que estarão ligadas à rede de fibra óptica de Porto Alegre. Dessa forma, serão 168 novos pontos de monitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).
Conforme a prefeitura, os relógios poderão fornecer serviços de wi-fi gratuitos para a população e também possibilitar aos órgãos municipais a divulgação de informações de interesse público on-line.