Prefeitura de Porto Alegre decreta luto de três por dias por morte de Eva Sopher

Dona Eva morreu aos 94 anos | Foto: Paulo Nunes / CP Memória

Dona Eva morreu aos 94 anos | Foto: Paulo Nunes / CP Memória
Dona Eva morreu aos 94 anos | Foto: Paulo Nunes / CP Memória

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, decretou luto oficial no município por três dias em homenagem a Eva Sopher, que faleceu na noite dessa quarta-feira, no Hospital Moinhos de Vento. Em nota, publicada no site, a prefeitura lamenta a perda de uma das pessoas que mais contribuiu para a cultura do Estado.
“O Rio Grande do Sul perde um de seus símbolos mais importantes e que deu inestimável contribuição para a Cultura do Estado e, especialmente, no zelo e na incansável defesa do Theatro São Pedro. Permanece o legado de entrega e altruísmo”, diz a nota publicada no site da prefeitura.
Dona Eva será velada nesta quinta-feira, no Theatro São Pedro, das 11h às 18h. Ela estava há mais de quatro décadas à frente do Theatro São Pedro. Em meados dos anos 70, assumiu a direção do icônico centro cultural gaúcho. Até 1984, também foi responsável por coordenar a restauração e reconstrução do espaço como monumento histórico-cultural, preservando-o de uma possível demolição. Um ano depois, reuniu 18 amigos e juntos fundaram a Associação Amigos do Theatro São Pedro, que atualmente tem mais de mil associados.