Cinco suspeitos de furto com explosivos a uma agência bancária em Barra Funda foram presos durante ação conjunta entre a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Sarandi, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Brigada Militar (BM). Os homens foram presos nas cidades de Novo Barreiro, na região Noroeste do Estado, e Lajeado, no Vale do Taquari. As prisões ocorreram horas após o crime.
Segundo o delegado Leandro Antunes, as investigações começaram logo após o crime e o trabalho de cooperação entre os órgãos de segurança foi fundamental para o êxito das ações. “Nós identificamos a rota de fuga dos indivíduos e localizamos a residência utilizada por eles, no interior de Novo Barreiro. No local, conseguimos prender um dos suspeitos. Os outros quatro criminosos foram detidos em Lajeado pela Polícia Rodoviária Federal e pela Brigada Militar, enquanto empreendiam fuga para a Região Metropolitana”, explicou.
Os presos foram autuados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de explosivos, disparo de arma de fogo e receptação de veículo. O dinheiro do furto foi apreendido, além de armas, celulares, uma alavanca com marcas de tinta dos caixas eletrônicos, uma balaclava e outros objetos deixados pelos criminosos.
Relembre o caso
Ao menos quatro criminosos armados atacaram, na madrugada de sexta-feira, uma agência bancária no município de Barra Funda, na região Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Brigada Militar (BM), o grupo explodiu dois caixas eletrônicos do Banrisul, localizado na avenida 24 de Março, no Centro.
Ao chegar na pequena cidade, de 2,3 mil habitantes, por volta das 3h10min, os criminosos teriam efetuado disparos de arma de fogo, para amedrontar os moradores que estavam na rua. De acordo com a BM, ninguém ficou ferido. Após o ataque, os assaltantes fugiram em um Nissan Frontier em direção a Palmeira das Missões.
Na mesma madrugada, em São Martinho, no Noroeste, criminosos arrombaram – com golpes de machado – a agência do Banrisul, na avenida Getúlio Vargas. Eles danificaram caixas eletrônicos e chegaram a acessar o cofre principal do banco, mas não conseguiram abrir.