Porto Alegre: unidade Móvel aplica testes de HIV, sífilis e hepatite durante blocos de Carnaval

O público que vai participar do Carnaval de Blocos em Porto Alegre pode aproveitar, também, para fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C. A unidade móvel do projeto Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fica disponível neste sábado, das 15h às 19h, na rua Luiz Afonso, junto à Lima e Silva, e no domingo, no Parque Marinha do Brasil, próximo à pista de skate, no mesmo horário. Também devem ser distribuídos preservativos nos dois locais, além de repassadas orientações e dicas de prevenção.
Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em meia hora, com dois consultórios para atendimento à população. Após a realização dos exames, as pessoas com casos confirmados de sífilis já podem receber tratamento, com a aplicação da primeira dose de penicilina. A SMS reitera que a forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual.
O objetivo do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia ainda é que as pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.
Confira datas e locais da unidade móvel no carnaval de rua:
Dia 3 de fevereiro, das 15h às 19h
Cidade Baixa – Rua Luiz Afonso com Lima e Silva
Dia 4 de fevereiro, das 15h às 19h
Orla – Parque Marinha do Brasil, próximo à pista de skate
Dia 10 de fevereiro, das 15h às 19h
Cidade Baixa – Travessa do Carmo com Rua José do Patrocínio
Dia 13 de fevereiro, das 15h às 19h
Cidade Baixa – Lima e Silva com República
Dia 17 de fevereiro, das 15h às 19h
Cidade Baixa – Travessa do Carmo com Rua José do Patrocínio
Dia 18 de fevereiro, das 15h às 19h
Orla – Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol
Dia 18 de março, das 12h às 19h
Avenida Augusto de Carvalho com José Loureiro da Silva