Termina hoje o prazo para envio da documentação necessária para a matrícula dos calouros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os classificados devem encaminhar os documentos originais digitalizados até as 23h59min. Os arquivos podem ter no máximo 5Mb. As declarações exigidas devem ser enviadas assinadas para que haja homologação.
Todos os documentos necessários para cada modalidade de ingresso podem ser conferidos no item 8 do Manual do Candidato.
Para estudantes de escolas que entraram em greve no período letivo de 2017, a Ufrgs confirmou que vai aceitar atestado ou declaração da instituição de ensino confirmando a conclusão do Ensino Médio até o último prazo de envio da documentação. A solução é provisória e esses alunos só terão a matrícula confirmada após a entrega dos documentos exigidos durante a segunda etapa: a efetivação presencial da matrícula, junto às Comissões de Graduação. Para quem entra no primeiro semestre, essa etapa ocorre de 27 de fevereiro a 1º de março. Já para os classificados para o segundo semestre, o prazo vai de 10 a 12 de julho.
Além dessas duas etapas, os candidatos ingressantes pelas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas também devem se apresentar à Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial, em data, horário e local a serem divulgados em edital próprio de convocação.
Vagas remanescentes
O primeiro chamamento para ocupação das vagas remanescentes está previsto para o dia 30 de janeiro. As listas de chamamento serão publicadas por meio de edital no site da Ufrgs, contendo os nomes dos candidatos classificados e as datas para envio da documentação e para a realização da matrícula. Os estudantes da lista de espera devem conferir diariamente se não houve nova convocação.