Justiça manda Polícia Federal apreender passaporte de Lula

Lula viajaria para a Etiópia nesta sexta-feira | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP
Lula viajaria para a Etiópia nesta sexta-feira | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP

A Justiça Federal de Brasília determinou nesta quinta-feira a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder petista está com viagem marcada para a Etiópia, para onde partiria no início da madrugada desta sexta-feira. A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF). A íntegra da decisão ainda não havia sido divulgada até as 20h30min.
A medida cautelar foi autorizada no âmbito do processo em que Lula é acusado na Justiça do Distrito Federal do crime de tráfico de influência na compra, pelo governo federal, de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) da empresa sueca Saab. A Polícia Federal informou à Agência Brasil que já recebeu a ordem de apreensão do documento do ex-presidente.
A viagem estava marcada desde antes do julgamento. Lula informou ao TRF4 na semana passada que viaja para a Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A defesa do ex-presidente declarou que o petista retorna na segunda-feira, dia 29 de janeiro.

Lula teve sua condenação no âmbito da Operação Lava Jato confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) nessa quarta-feira. O ex-presidente teve ainda sua pena aumentada para 12 anos e um mês de prisão.

Mais cedo, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, criticou o pedido para a entrega do passaporte, feita por um advogado ao TRF4. “É lamentável que advogados se prestem a uma iniciativa absurda e despropositada como essa”, afirmou Zanin.