Abaixo-assinado pró-Lula bate 200 mil adesões

Um abaixo-assinado aberto na internet em defesa da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito de 2018, batizado de “Manifesto Eleição sem Lula é fraude”, bateu nessa segugnda-feira a marca de 200 mil assinaturas, estabelecida pelos idealizadores.
Aberto no site Change.org, o manifesto consta em dez línguas diferentes, incluindo português, e argumenta que o processo contra o ex-presidente busca impedi-lo de participar das eleições. “O Brasil vive um momento de encruzilhada: ou restauramos os direitos sociais e o Estado Democrático de Direito ou seremos derrotados e assistiremos a definitiva implantação de uma sociedade de capitalismo sem regulações, baseada na superexploração dos trabalhadores”, sustenta o documento. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
O manifesto cita as supostas razões pelas quais o julgamento é considerado enviesado politicamente. “O ‘golpe’ do Impeachment de Dilma não gerou um regime político de estabilidade conservadora por longos anos. A reforma trabalhista e o teto de gastos não atraíram os investimentos externos prometidos”, pondera o texto. “Diante da impopularidade, esses setores não conseguiram construir, até o momento, uma candidatura viável à presidência.”
Notáveis em diversos setores assinaram o manifesto, como o ganhador do prêmio Nobel da Paz, Adolfo Peres Esquivel; Noam Chomsky, linguista, filósofo e cientista; os cineastas Costa-Gavras e Oliver Stone; os ex-presidentes Rafael Correa (Equador), Pepe Mujica (Uruguai), Ernesto Samper (Colômbia) e Cristina Kirchner (Argentina); o cantor e compositor Chico Buarque, entre outras personalidades. No Twitter, o ex-presidente Lula compartilhou o link para o abaixo-assinado.