A não renovação da frota de lotações em Porto Alegre gerou aumento no número de reclamações de usuários do serviço. Em 2016, 155 reclamações sobre veículos sujos e/ou com defeito foram registradas através do sistema Fala Porto Alegre. No ano passado, foram 187 reclamações registradas sobre a mesma questão, o que representou um aumento de 20,65%. A informação é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A redução no número de passageiros, conforme o gerente-executivo na Associação Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Rogério Lago, e a crise que afeta o sistema de transporte como um todo, inclusive os lotações, são dois fatores que influenciaram na renovação da frota.
“Há pelo menos um ano não temos nenhum veículo novo na frota de lotações da cidade. Isto nunca havia ocorrido antes. Pelo menos uma vez por ano renovávamos a frota”, explicou Lago. “Nossa frota está um pouco mais envelhecida que o normal. Isso está atribuído à crise que todo sistema de transporte de Porto Alegre vem atravessando. Com a frota mais velha, a incidência de problemas mecânicos tende a aumentar”, explicou.
Segundo Lago, o número de passageiros de lotações em 2017 apresentou uma redução em torno de 20% em relação ao ano anterior. Mesmo com o aumento no número de queixas sobre a situação dos veículos, no geral, as reclamações sobre o serviço de lotação apresentaram uma redução de 16,01%. No total, foram 1.889 reclamações em 2017 e, no ano anterior, tinham sido registradas 2.249.
Uma reclamação que teve redução de 20,06% é a de recusa de embarque e/ou desembarque por parte dos motoristas de lotação. Em 2017, 251 usuários reclamaram dessa questão. Em 2016, foram 314. De acordo com Lago, a situação pode estar vinculada à questão da capacidade dos veículos.
“No lotação, podemos transportar um número específico de passageiros. Muitas vezes o motorista não permite o embarque pois já está com o veículo lotado”, destacou, lembrando que os lotações só devem transportar passageiros em pé em casos emergenciais, como em situação de greve do transporte público, por exemplo.
•• Dados do sistema
• Número de passageiros que utilizaram as lotações em 2016: 13,7 milhões
• Número de passageiros que utilizaram as lotações em 2017: 10,5 milhões
• Quanto reduziu: 23%
• Quantas lotações existem em POA? E quantas linhas? São 429 veículos distribuídos em 31 linhas mais 13 ramais
• Quais os intervalos de horário das viagens e em quais dias o sistema funciona?
A frequência das linhas varia entre 8 e 15 minutos, conforme o tamanho da frota. A frequência pode se alterar em caso de retirada de algum veículo de operação, por acidente, pane mecânica ou recolhimento pela EPTC (o Sistema Lotação não conta com frota reserva). A maioria das linhas opera de segunda a sábado, exceto algumas que atendem mais a periferia da cidade, que nos domingos e feriados oferecem frota reduzida.
• E em relação à acessibilidade?
63% da frota conta com elevador para pessoas com mobilidade reduzida
*Fontes: ATL e EPTC