Uma nova rebelião foi registrada, nesta sexta-feira (5), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. Desta vez, na Penitenciária Odenir Guimarães (POG).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Goiás, nesta madrugada a corporação recebeu um chamado e deslocou para a unidade prisional duas viaturas, como prevenção para o caso de um incêndio. No local ocorre uma grande movimentação policial.
Nota divulgada pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (Dgap) diz que – por volta das 4h30 – houve um princípio de rebelião na penitenciária, que abriga presos em regime fechado.
Agentes do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), com apoio da Polícia Militar, invadiram o presídio e retomaram o controle do local. A nota informa também que, por volta das 7h, começou o procedimento de revista.
Esta é a terceira rebelião no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, as outras duas ocorreram na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. A primeira, na segunda-feira (2), causou a morte de nove presos e 14 ficaram feridos.
Já a segunda rebelião teve início na noite de ontem, na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. Segundo o governo de Goiás, não houve mortes nem feridos. Por meio de nota, o Executivo confirmou que houve uma tentativa de invasão de presos da ala C nas alas A, B e D do complexo, mas o serviço de inteligência estava acompanhando a movimentação e conseguiu conter o motim.