Termina na quarta prazo para quitar IPTU antecipado na Capital

A Prefeitura de Porto Alegre concede 10% de desconto para os contribuintes da Capital que efetuarem o pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2018, até a quarta-feira, 3 de janeiro.
O calendário prevê ainda a opção de parcelamento em dez vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 8 de março. As guias de pagamento começaram a ser enviadas pelos Correios em 15 de dezembro e também podem ser acessadas no site da Secretaria Municipal da Fazenda, informando a inscrição do imóvel.
A correção de 2,80% é resultante da aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. A projeção da Secretaria Municipal da Fazenda é que cerca de 50% das guias sejam quitadas até o dia 3, gerando receita de R$ 377 milhões. Até a manhã de sexta, só 24,8% desse valor – R$ 93 milhões – havia sido alcançado.
Bancos conveniados com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Sicredi) recebem o imposto. A guia sem desconto fica disponível a partir de 4 de janeiro, no site da Secretaria da Fazenda. Já as guias com parcelamento em até dez vezes, sem desconto, serão enviadas a partir de 19 de fevereiro.