O Aeroporto Internacional Salgado Filho passa, a partir desta terça-feira, para a administração da Fraport, empresa alemã que assume as operações em decorrência do processo de concessões do governo federal.
O grupo pretende investir R$ 600 milhões no terminal até 2021. A Fraport administra 30 aeroportos em todo o mundo. No Brasil, além de Porto Alegre, ela também venceu a concessão em Fortaleza. A outorga pelo aeroporto gaúcho rendeu à Infraero R$ 382 milhões, com concessão por 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. A administração compartilhada do terminal começou em fim de agosto e deve, na prática, se estender até março ou abril.
O programa de investimentos obrigatórios envolve a expansão do terminal para 36 mil metros quadrados, extensão da pista por pelo menos 920 metros, implementação de novos sistemas automáticos de gerenciamento de bagagens e de controle de segurança e 14 pontes de embarque de aeronaves.
Também prevê melhorias como a sinalização de terminais, iluminação externa para os acessos de rodovias, estacionamentos, terminais de carga e de passageiros, por exemplo.
A ampliação da pista deve ser concluída em até 52 meses. Esse é o prazo limite, o que não impede que a obra possa ser finalizada antes.