Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

130 anos do Correio do Povo serão homenageados pela Assembleia Legislativa nesta quarta

Foto : Ricardo Giusti / CP Memória

O Correio do Povo será homenageado nesta quarta-feira, em uma solenidade na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, alusiva à passagem de seus 130 anos, ocorrida em outubro. A cerimônia ocorre a partir das 11h, no Salão Júlio de Castilhos. A iniciativa é do deputado Rodrigo Lorenzoni, que afirma reconhecer a importância da trajetória do veículo para a imprensa e a sociedade gaúcha.

“É um reconhecimento a uma instituição que atravessou gerações mantendo a credibilidade e o compromisso com a informação de qualidade, graças ao trabalho diário de seus profissionais”, disse Lorenzoni. A cerimônia reunirá representantes da direção e da equipe do Correio do Povo, além de autoridades e convidados, em um momento simbólico de valorização do papel da imprensa na construção de uma sociedade informada e participativa.

Fundado em 1895, o Correio do Povo tornou-se referência em jornalismo qualificado, plural e comprometido com a democracia. Ao longo de mais de um século, ajudou a formar gerações de leitores e a fortalecer o debate público no Estado. É mais uma de uma série de diversas homenagens ao aniversário de 130 anos do Correio do Povo ocorridas neste ano. Somente neste mês, o jornal já recebeu láureas da Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Câmara Municipal de Canoas, na região Metropolitana.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias